Polícia Federal realiza operação a fim de apurar extração de sal-gema em Sergipe
Com o amanhecer desta quinta-feira (21), foi executado um mandado de busca e apreensão na capital, operação essa que busca investigar a extração de sal-gema na cidade de Maceió. “Lágrima de Sal”, como foi nomeada a operação, aconteceu nas primeiras horas da manhã.
De acordo com a Polícia Federal, o intuito da operação é esclarecer questões que se referem à apuração dos crimes ambientais cometidos com a exploração do minério, que aconteceu entre 1976 e 2019.
“As consequências da exploração de sal-gema vão desde instabilidade no solo a riscos de desmoronamento de casas e ruas, além do encerramento de todo o comércio na região. Bairros como Pinheiro, Mutange, Bebedouro e adjacências, se tornaram inabitáveis”, diz a Polícia Federal.
A apuração indica que a atividade mineradora realizada no local não seguia os parâmetros de seguranças previstos na literatura científica e nos planos de lavra. “Os parâmetros de segurança, que não foram seguidos, visavam garantir à estabilidade das minas e à segurança da população que residia na superfície”, destacou o órgão federal.
A PF deve cumprir 14 mandados judiciais, sendo esses, 11 em Maceió, dois no Rio de Janeiro, e um em Aracaju.