Prefeito de São Cristóvão e Secretária da educação comemoram avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Nesta quinta-feira (15), o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, comemorou a conquista do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que alcançou 6,4 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano). Marcos destacou a importância desse resultado ao comparar com os números anteriores: “São Cristóvão atingiu a nota de 6,4. Para entender a importância dessa nota, é preciso olhar o histórico das notas dos últimos sete anos. Em 2015, o SAEB registrou uma nota de 3,2, exatamente a metade. Saímos de 3,2 para 6,4. Não é fácil alcançar isso, mas é motivo de muita alegria e emoção.”
A secretária de Educação de São Cristóvão, Deise Maria Barroso, destacou o trabalho árduo para melhorar a qualidade da Educação no município: “São Cristóvão estava no 49º lugar, e sabíamos que oferecer uma educação de qualidade era um dos nossos maiores desafios. Hoje, nossos professores recebem o piso salarial, têm auxílio tecnológico, e as escolas foram reformadas e climatizadas. Preparamos tudo para este grande dia de aprendizagem, pois uma escola só é eficaz quando o aluno aprende.”
Deise também mencionou que, em menos de 8 anos, houve um esforço significativo no acompanhamento pedagógico, estruturação de materiais e valorização dos 200 dias letivos e das 4 horas diárias de trabalho pedagógico. “A motivação e o engajamento dos professores foram essenciais para esse resultado, que nos enche de orgulho. Esse avanço oferece aos nossos estudantes uma educação de qualidade, preparando-os para se tornarem grandes cidadãos e fazerem boas escolhas para o futuro. Estamos emocionados com esse progresso e prontos para enfrentar novos desafios, pois ainda não estamos satisfeitos com 6,4; queremos mais, porque nossos alunos e professores merecem.”
Os resultados do IDEB são calculados com base em dados de aprovação escolar do Censo Escolar e nas médias de desempenho do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), com as provas realizadas no ano passado servindo como base para os índices divulgados na última quarta-feira.