O relator do PL de anistia dos presos de 8 de Janeiro, deputado federal Rodrigo Valadares, foi recebido pelo ministro Gilmar Mendes
Durante a última quarta-feira, 19, o Deputado Federal, Rodrigo Valadares, relator do Projeto de Lei que propõe a anistia para as pessoas presas nos atos de 8 de janeiro, esteve com o Decano do Supremo Tribunal Federal (STF) , Gilmar Mendes. Encontro esse, que aconteceu com a finalidade de um diálogo cordial, entre o Legislativo e o Judiciário, sobre uma das pautas mais sensíveis do momento.
Na reunião, Gilmar Mendes explicou a necessidade de ser cauteloso com os trâmites do Projeto de Lei, afinal, ainda existem réus com julgamentos pendentes no STF. O Ministro enfatizou a importância de um processo legislativo cuidadoso, e que seja levado em conta o contexto jurídico e político dos acontecimentos.
Rodrigo Valadares, por sua vez, tem ganhado destaque, tornando-se uma voz influente entre os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Portanto, comprometeu-se a considerar os pontos levantados pelo Ministro e a buscar um momento oportuno para a votação da proposta. “Estamos trabalhando para que a anistia seja um instrumento de pacificação e justiça, respeitando todas as etapas do processo legislativo”, declarou Valadares.
Apesar de estar no exercício do seu primeiro mandato, o Deputado Federal ascendeu rapidamente como uma figura de destaque no cenário político sergipano e nacional. Sua proximidade com Bolsonaro e sua atuação decisiva no Congresso o posicionam como um dos parlamentares mais influentes dentro do partido União Brasil. “Estamos focados em construir um diálogo produtivo entre todas as esferas de poder, sempre com o objetivo de fortalecer a democracia e a justiça em nosso país”, concluiu o parlamentar.