Foi aberto o Fórum regional da Undime em Aracaju; TCE discute o transporte escolar para alunos da zona rural
O Fórum Regional da Undime Nordeste teve seu início durante a última segunda-feira, 11, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe. Um evento que contou com diversas intervenções artísticas representando os nove estados nordestinos, protagonizadas pelos alunos da rede pública de ensino do município de Nossa Senhora do Socorro.
O evento tem o objetivo de descentralizar os debates e fortalecer o compromisso institucional com a representatividade e a diversidade do país. O Fórum Undime Nordeste acontece nos dias 11 e 12 de março, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, na capital sergipana.A proposta é proporcionar um ambiente aberto para o diálogo e a troca de experiências visando à melhoria da qualidade da educação ofertada pelas redes municipais de ensino.
Por outro lado, no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, foi discutida a oferta do transporte escolar para os alunos residentes da Zona Rural de Nossa Senhora do Socorro, problema que afeta os moradores dos povoados Quissamã, Oiteiros, Bita, Lavandeira, Pai André e Santo Inácio.
Estes que, além de distante da capital, são locais de difícil acesso e com baixa oferta e opção de transporte coletivo. “Nossa comunidade, como já foi colocado e a gente já tem batido sempre nessa tecla, não existe mobilidade urbana, não existe o acesso fácil à locação. É muito difícil. Sem falar que o nosso atendimento é rural. Não temos acesso ao transporte público como a região metropolitana tem, a nossa espera do transporte público é longa , mais de uma hora, quando não é de três a quatro horas”, disse Patrícia Batista, representante da comissão de pais do povoado Oiteiros.
Contudo, foi decidido que o Ministério Público de Contas expedirá um ofício à Seduc fazendo uma recomendação da oferta imediata dos transportes escolares para os alunos dessas comunidades.