Mulher perde parte dos lábios e do queixo após aplicar PMMA no rosto para realizar um preenchimento de lábios
Uma jovem de 35 anos perdeu parte da boca e do queixo após aplicação de PMMA para preenchimento dos lábios. O procedimento estético foi realizado em 2020, em Matão, no município de São Paulo. A princípio, a jovem que se chama Mariana Michelini aceitou realizar o procedimento acreditando que o processo seria realizado com injeções de ácido hialurônico no rosto.
Após seis meses, Mariane começou a ter uma reação alérgica muito forte; durante uma investigação para descobrir a causa da alergia, uma biópsia revelou que o produto que foi utilizado no procedimento estético era polimetilmetacrilato, ou PMMA. Mariane relatou que não pagou pelo procedimento estético e que se tratava de uma permuta pelo seu trabalho como modelo e influencer.
Após a descoberta, a jovem realizou vários procedimentos para tentar remover a substância, mas não foi possível a remoção. Devido a isso , Mariana teve que se submeter a uma cirurgia para retirar parte do lábio superior e do buço, além das questões estéticas, Mariana enfrenta dificuldades para falar e se alimentar.
O PMMA é uma substância plástica utilizada para preenchimentos de pequenas deformidades em casos específicos como pessoas com HIV e lipodistrofia.No Brasil, a Anvisa exige registro para uso do PMMA para preenchimento subcutâneo, pois é uma substância considerada de alto risco. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) não recomenda o uso de PMMA para fins estéticos, podendo resultar vários problemas de saúde e até óbito .