Ministério Público atende as acusações do PL e PT e entra com pedido de cassação do mandato de Sérgio Moro

Ministério Público atende as acusações do PL e PT e entra com pedido de cassação do mandato de Sérgio Moro

Na última quinta-feira (14), o Ministério Público Federal entrou com pedido de cassação do mandato do senador Sérgio Moro (União Brasil-PR), sob acusação de abuso do poder econômico durante a campanha eleitoral do ano passado. As ações foram propostas pelo PL do ex-presidente Jair Bolsonaro e também pela federação de partidos composta por PT, PV e PCdoB. O documento foi encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), onde o processo está em andamento. Ao prestar depoimento ao órgão no dia 07 de dezembro, Moro afirmou aos jornalistas que a ação é como um “castelo de cartas”.

O documento apresentado solicita a cassação de Moro e sua inelegibilidade por 8 anos. Além de Moro, seus suplentes no Senado, Luiz Felipe Cunha e Ricardo Augusto Guerra, também enfrentam acusações. A ação contesta os gastos de Moro durante a pré-campanha, quando era filiado ao Podemos e aspirava concorrer à Presidência da República. Posteriormente, ele se filiou ao União Brasil e disputou uma vaga no Senado.

Se a Justiça Eleitoral o condenar, Moro ainda terá a opção de recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar preservar seu mandato. Caso todos os recursos se esgotem e a chapa seja cassada, novas eleições serão convocadas para preencher a vaga do ex-juiz.

Compartilhar Post