Seleção de GR conquista bronze na Grécia com sergipana no pódio
A Seleção Brasileira de Conjunto de Ginástica Rítmica conquistou a primeira medalha na prova geral (soma das duas séries) em etapas de Copa do Mundo. A conquista do bronze aconteceu neste sábado (18).
Esta é a primeira vez na história que o Conjunto da Seleção Brasileira sobe no pódio da classificação geral do mundial. A sergipana Victória Borges, atleta titular da seleção, faz parte do grupo que conquistou o feito histórico.
Além de Victória, o grupo enviado a Atenas é formado por Giovana Silva, Maria Eduarda Arakaki, Nicole Pírcio e Sofia Madeira.
Sobre o resultado
Ao registrar 28.850 na série mista (duas bolas e três fitas) na etapa de Atenas da Copa do Mundo, o Brasil chegou a 63.850 no geral, o que o colocou na terceira colocação.
No primeiro dia da fase classificatória, o conjunto comandado por Camila Ferezin havia ficado na segunda colocação na série de cinco arcos, ao obter a nota 35.000. O ouro e a prata ficaram com Israel (65.450) e Bulgária (64.700), respectivamente.
“O Brasil já havia subido ao pódio duas vezes em etapas da Copa do Mundo de GR: conseguiu o bronze em Pesaro, na Itália, no ano passado, e em Minsk, a capital de Belarus, em 2013. No entanto, essas duas medalhas foram conquistadas na série mista. Nos Jogos Olímpicos, apenas a disputa no geral rende medalhas. A conquista neste final de semana, portanto, sinaliza que o Brasil se firma como candidato real ao pódio nos Jogos Olímpicos de Paris-2024”, informou a Confedração Brasileira de Ginástica.
Feito histórico
Esta foi a primeira vez em que uma equipe de fora da Europa e da Ásia conquistou uma medalha no geral em uma etapa de Copa do Mundo. Em 2017, os Estados Unidos conquistaram medalha no geral, mas numa etapa da World Challenge Cup Series, que tem um nível inferior.
Com informações da CBG