wagner moura recebe prêmio de melhor ator, e kleber mendonça é premiado melhor diretor em cannes
Neste sábado, 24, o cinema brasileiro atingiu novo patamar – mais uma vez – ao ser premiado no Festival de Cannes. O longa “Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, foi agraciado com o prêmio de “melhor diretor” e, pela primeira vez, um filme brasileiro levou o Cannes de melhor ator.
A expectativa de que o filme Agente Secreto fosse nomeado no grande evento cresceu após ser aplaudido por mais de dez minutos na sessão de estreia, no dia 18 de maio, e ter saído do evento com dois acordos de distribuição firmados.
A Neon, que lançou Parasita e Anatomia de uma Queda, agora responde pela distribuição norte-americana de O Agente Secreto. Já a Mubi, que distribuiu Anora, será responsável pela exibição no Reino Unido, Índia e América Latina, exceto o Brasil.
O filme, ambientado em 1977, acompanha Marcelo, interpretado por Wagner Moura, um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife, em Pernambuco, em busca de paz. Ele logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura. O suspense se desenrola em meio à atmosfera política e social daquele Brasil da década de 1970.