Vereador de cristinápolis Adelmo Gonçalo pode ser expulso do Partido dos Trabalhadores
De acordo com a presidente do coletivo de mulheres do PT, Ciça Carvalho, o vereador Adelmo Gonçalo, conhecido como Placa, pode ser expulso do Partido dos Trabalhadores. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (27) após o vereador agredir a esposa no último dia 20 de dezembro na cidade de Cristinápolis.
Segundo a nota divulgada pelo diretório estadual, a presidente do coletivo afirmou: “O coletivo reagiu repudiando qualquer tipo de violência dentro e fora do partido, sendo ainda mais grave quando ocorre internamente. Já emitimos uma nota repudiando a atitude do vereador e expressando solidariedade à vítima.” De acordo com Ciça, o afastamento de Adelmo será temporário até a solicitação de suspensão das atividades. Além de vereador, ele atua como presidente da Câmara Municipal. Ciça explicou: “O afastamento temporário de suas funções como filiado ocorrerá até a formalização do pedido de suspensão. Podemos requerer afastamento, retratação ou expulsão, dependendo do desdobramento na reunião do diretório municipal.”
Contudo, a penalização está sujeita à decisão dos filiados em Cristinápolis e do prefeito Sandro de Jesus, que ocupa a presidência municipal do PT. Ciça Carvalho esclareceu: “A partir da decisão do diretório municipal, seguiremos qualquer medida de retaliação que for solicitada. A intervenção da secretaria estadual de mulheres ocorrerá apenas se o diretório municipal não tomar providências, mas a prerrogativa é da instância municipal”. Além das declarações, a presidente destacou a preocupação em não expor a mulher agredida: “Ela pode ser revitimizada e exposta, mas quem deve ser exposto é o agressor, não a vítima. Além de ser vítima de agressão, ela é mãe, e desconhecemos suas condições, não só como vítima da violência, mas também em relação à exposição”, concluiu a presidente.