Venezuela aprova a anexação de território da Guiana
A nação venezuelana aprovou neste domingo (03), por meio de um referendo, o agrupamento territorial de uma região que é rica em petróleo pertencente, hoje, à Guiana.
Toda a área é produto de uma intensa disputa territorial entre os dois países, intensificada ainda, pela recente descoberta de recursos energéticos. O resultado foi divulgado pelo governo de Maduro.
A área em destaque é a região da densa floresta de Essequibo, que nasce na serra de Acaraí. O local significa dois terços do território nacional da Guiana, e é aproximadamente do tamanho do estado da Flórida, nos Estados Unidos.
O referendo citado, em grande parte simbólico, perguntou aos eleitores se todos são a favor da criação de um estado venezuelano no lugar. Durante uma coletiva de imprensa, os resultados preliminares da primeira parcela de votos computados para o Conselho Nacional evidenciam 95% dos eleitores optando para a anexação da área florestada de Essequibo no mapa da Venezuela.
Vale ressaltar que, tanto os governos do Brasil, quanto o estado-unidense, sugerem que o processo seja respeitado e observado de forma pacífica, já que a última coisa que a América Latina precisa é de um conflito. Como já havia comentado o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva