Um dos carros de luxo apreendidos pela pf pertence formalmente à esposa de um ministro do TCU
Como noticiado por este Grupo de Comunicação, na última terça-feira, 20, a Polícia Federal (PF) apreendeu cinco carros de luxo em Brasília, no Distrito Federal, pertencentes a Antônio Carlos Camilo Nunes, mais conhecido como Careca do INSS, suspeito de encabeçar os desvios feitos em aposentadorias e benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A responsável pela denúncia foi a senadora Damares Alves (PL-DF).
As buscas e apreensões fazem parte da operação “Sem Desconto”, que apura os desvios ilegais feitos no INSS, que podem ter chegado a R$6,3 bilhões em cinco anos. Segundo a PF, essa apreensão é para análise de documentação dos veículos. Essa observação é necessária para identificar se esses carros foram comprados com os frutos dos desvios ilegais.
Diante disso, novos desdobramentos revelaram que um dos veículos apreendidos, uma BMW X1, estava registrado no nome da esposa do Ministro do TCU, Jhonatan de Jesus. O veículo, avaliado em R$350 mil, pertence formalmente a Thallys Mendes dos Santos de Jesus, esposa do Ministro Jhonatan.
O Tribunal do qual ele faz parte – o Ministro – desde 2023 tem como uma das atribuições fiscalizar as ações do INSS e coibir práticas como a farra dos descontos indevidos de mensalidade associativa sobre aposentadorias. Os mesmos documentos revelam que, em maio, depois da apreensão feita pela PF, o veículo da BMW foi transferido pela esposa de Jhonatan de Jesus para o nome da empresa Brasília Consultoria Empresarial, que tem o Careca do INSS como sócio.