Trabalhadores da DESO fazem ato público em frente à Câmara de vereadores contra privatização parcial da companhia

Trabalhadores da DESO fazem ato público em frente à Câmara de vereadores contra privatização parcial da companhia

Trabalhadores da Companhia de Saneamento de Sergipe farão, no início da manhã desta terça-feira, 14, uma mobilização em frente à Câmara de Vereadores de Aracaju contra a privatização parcial da DESO e em defesa dos postos de trabalho que podem ser extintos em virtude da mudança na gestão.

O ato público é mobilizado pelo Sindisan, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe, que na última semana já havia manifestado ser desfavorável à privatização.

Após a mobilização na frente da Casa Legislativa Municipal, haverá um debate entre o presidente do sindicato, Silvio Sá, com os vereadores, em tribuna livre, defendendo a DESO. Silvio estará acompanhado de um funcionário da Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL), e também do Diretor do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas (STIU-AL), Alexandre Costa. Ambos relatarão a experiência falha no processo de privatização da CASAL, que é semelhante ao modelo de concessão parcial que o Governo do Estado quer implementar em Sergipe.

A PROPOSTA

O projeto prevê que a companhia que administra o saneamento básico no estado seja administrada de forma conjunta pelo serviço público e pelo serviço privado durante 35 anos.

De acordo com o Sindisan, este sistema já foi implantado em outros estados, ocasionando aumento na tarifa de água e aumento nas taxas de esgoto, porém sem avanço na realização dos serviços.

Outra preocupação do Sindicato é de que esta concessão compartilhada afete os postos de trabalho na Deso, haja vista que cerca de mil trabalhadores podem estar com o emprego ameaçado durante este processo de transição.

Compartilhar Post