Os trabalhadores têm prazo até quinta-feira para efetuar o saque do abono salarial de 2023
Os trabalhadores têm prazo até quinta-feira (28) para efetuar o saque do abono salarial 2023 do PIS-Pasep, relativo ao ano-base de 2021. Para ser elegível ao benefício, é requisito ser funcionário da iniciativa privada (PIS) ou servidor público (Pasep), tendo trabalhado por no mínimo 30 dias em 2021. Além disso, é necessário que o trabalhador tenha recebido até dois salários mínimos no mês correspondente.
Além disso, é necessário que estejam registrados no programa PIS-Pasep ou no CNIS (com a data do primeiro emprego) por pelo menos cinco anos. O valor do abono salarial corresponde a um salário-mínimo vigente no ano do pagamento (R$1.320 em 2023) e é calculado com base na quantidade de meses trabalhados no ano-base (2021).
Segundo informações do Ministério do Trabalho, em 2023, aproximadamente 512.351 trabalhadores ainda não efetuaram o saque do abono salarial. Caso o valor não seja retirado até esta quinta-feira (28), os montantes do abono salarial serão revertidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), seguindo as diretrizes do programa. Em caso de não saque, ainda é possível recuperar o dinheiro, mas o procedimento passa a ser conduzido pelos canais do Ministério do Trabalho.Para confirmar se possui direito ao benefício ou para consultar o valor, é possível utilizar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.