Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá ainda nesta semana se tornará Bolsonaro réu por trama golpista

Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá ainda nesta semana se tornará Bolsonaro réu por trama golpista

Ainda nesta semana, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal analisará a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete indivíduos e decidirá se essas pessoas tornar-se-ão rés no inquérito que investiga um plano de Golpe de Estado para manter o ex-presidente no poder depois da derrota nas eleições de 2022. 

O julgamento deve-se iniciar na terça-feira, 25, com três sessões de duração – duas no primeiro dia, com início previsto para 9h30 e 14h, e uma na quarta-feira, às 9h30 – segundo ato assinado pelo presidente da turma, o ministro Cristiano Zanin. 

Além dele, o relator do inquérito, Alexandre de Moraes, os ministros Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino comporão o colegiado. As defesas de Bolsonaro e dos generais Braga Netto e Mário Fernandes pediram, em quatro ações diferentes, o impedimento de Moraes, Dino e Zanin para julgar o caso, mas o plenário do Supremo rejeitou todas as solicitações. 

O Chefe da Procuradoria-Geral da República, Paulo Gonet, apresentou a denúncia contra Bolsonaro e outros investigados por envolvimento no plano do Golpe de Estado em 18 de fevereiro. Em um documento com 272 páginas, Gonet cita Jair Bolsonaro 87 vezes, enquadrando-o pelos crimes de liderar organização armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; Golpe de Estado; Dano Qualificado contra Patrimônio da União e Deterioração de patrimônio tombado. 

 

Compartilhar Post