Sergipe registrou uma baixa significativa nos índices de homicídio e latrocínio

Sergipe registrou uma baixa significativa nos índices de homicídio e latrocínio

A Secretária de Segurança Pública, por meio de uma entrevista coletiva, nesta sexta-feira, 05, apresentou os números referentes aos crimes violentos registrados em Sergipe no ano de 2023 e comparou com anos anteriores, em 2016, por exemplo, quando a criminalidade estava em crescente no estado. No período de tempo entre 2016 e 2023, os homicídios diminuíram em 65,7%. Comparando os latrocínios, entre 2017 e 2023, houve uma diminuição de 91,4%, segundo a Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal ( CEACrim).

Segundo o relatório realizado pela CEACrim, Sergipe enfrentava uma alta no índice de criminalidade, há oito anos, apresentava números que amedrontavam a população e recebeu destaque negativo em nível nacional.

A CEACrim também informou que, no ano de 2016, a taxa de homicídios dolosos foi de 57,64 por 100 mil habitantes, o que indica que a cada 100 mil pessoas, 57 foram mortas por pessoas que tinham a intenção de cometer o crime.

Sidney Teles, coordenador de estatística da SSP, explicou que o motivo pelo qual houve queda no número de incidentes foi o aumento da população no decorrer dos anos. “Só é possível fazer essa série histórica porque a metodologia que nós utilizamos no CEACrim é a mesma pois, em caso contrário, seria um erro de estatística. E a população foi aumentando, o que evidencia a redução”, ressaltou.

Compartilhar Post