Sergipe lança o comitê da Memória, Verdade e Justiça após 49 anos da ‘Operação Cajueiros’’
Na tarde desta terça-feira, dia 20, foi instalado na Câmara Municipal de Aracaju o comitê da Memória, Verdade e Justiça. O comitê foi fundado pelo ex -vereador Marcélio Bonfim, que foi uma das vítimas da Ditadura Militar, sendo um dos presos da “Operação Cajueiros”, deflagrada em mil novecentos e noventa e seis. O comitê tem como objetivo resguardar a história e fazer com que a justiça prevaleça, esclarecendo um dos períodos mais sombrios da nossa história.
Sem fins lucrativos,sem caráter político-partidário e não remuneratório, o comitê é composto por várias entidades, sendo partidárias ou não. Na ocasião, estiveram presentes a CUT e o Sintese. Durante a solenidade, a vice-presidente da CUT ressaltou a importância da criação desse comitê.
“Não podemos deixar que se faça um escamoteamento da verdade. Não houve revolução em 1964. O que tivemos foi um golpe militar, que resultou em 21 anos de ditadura, responsável pelo desaparecimento e morte de trabalhadores e trabalhadoras do Brasil e isso não pode passar impune”, relatou Caroline Santos, vice-presidente da CUT Sergipe.
Fonte: Sintese.