Sergipe é o 5° maior estado no quesito ensino médio integral
Os dados referentes ao ano de Censo Escolar da Educação Básica 2023 indicam que, no Estado de Sergipe, dos alunos matriculados na rede pública de ensino, 33,3% fazendo parte do ensino médio integral, o que torna Sergipe 5° maior estado nesse quesito, ficando atrás apenas para Pernambuco (66,8%), Paraíba (55%), Ceará (49,1%) e Piauí (45,4%).
Estes números foram divulgados pelo Ministério da Educação (Mec) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no último dia 22, em Brasília.
Houve um crescimento de 7,8%, se comparado ao ano de 2022, quando o número de matrículas era de 20.294 alunos. No ano seguinte, em 2023, 21.994 matrículas foram registradas.
“É um momento importante do ponto de vista pedagógico para Sergipe. Nós estamos avançando no ensino integral e melhoramos na redução da distorção idade/série de alunos que vem tomando uma projeção nacional, o que mostra que viemos trilhando o caminho certo. Estamos ampliando e melhorando programas existentes, como o Programa Estadual Sergipe na Idade Certa (ProSIC) e o ‘Alfabetizar pra Valer’, e lançando novos programas, como o ‘Acolher’ e o ‘Cuidar-SE’. É alfabetizar na idade certa, corrigir a distorção da idade-série e avançar no tempo integral com resultado dos índices”, salienta o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral.