Seis praias Sergipanas são identificadas como impróprias para banho
A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) detectou seis praias que estão impróprias para banho, no litoral de Sergipe. Segundo a análise de balneabilidade realizada semanalmente pelo laboratório de análises químicas e microbiológicas, essas alterações são ocasionadas pelas fortes chuvas que estão de forma intensa e contínua no estado.
Péricles Azevedo, gerente de avaliação e monitoramento ambiental da Adema, falou sobre as identificações de alterações em alguns pontos, as amostras coletadas contém máxima de coliformes termotolerantes (1000 UFC/100mL) definida pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama nº 274/00), como parâmetro de balneabilidade em águas brasileiras.
“Acreditamos que essas alterações são influenciadas pelo aumento do volume dos rios, especialmente do São Francisco, que banha diversos municípios e arrasta sujidades para o mar, as quais são carreadas pelas correntes marinhas para a costa de Sergipe. Outro fator é a maior contribuição das redes de drenagem de águas pluviais das cidades, que misturadas às sujidades de ruas desembocam na costa, contribuindo para o aumento da contaminação das praias”, descreve Péricles.
Na Grande Aracaju, as praias impróprias para banho são: a Praia dos Artistas, Atalaia (na altura dos Arcos da Orla), Atalaia Nova e a Praia da Costa. Já no Litoral Norte, a Praia de Jatobá também está imprópria.
A Adema recomenda que a população evite tomar banho nessas áreas até que as condições de balneabilidade estejam normais.