SEALBA ocorre entre 1º e 4 de fevereiro no Parque Cunha Menezes, em Itabaiana

SEALBA ocorre entre 1º e 4 de fevereiro no Parque Cunha Menezes, em Itabaiana

A partir desta quarta-feira (1º), o município de Itabaiana, no agreste sergipano, recebe a segunda edição do Sealba Show, feira que reúne empresas de máquinas, implementos, veículos e serviços do segmento do agronegócio.

Considerado uma das mais importantes do nordeste, o evento segue até o sábado (4) e conta com a presença de 160 grandes marcas, além de uma programação de palestras técnicas, rodadas de negócios, entrega de projetos a agentes financeiros, lançamento de máquinas e equipamentos, demonstração de drone e máquinas do mercado.

A feira é realizada pela Federação de Agricultura e Pecuária de Sergipe, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Confira a programação do primeiro dia de Sealba Show:

Quarta-feira (1º):

7h – Café com expositores

10h – Mesa redonda com discussão sobre o Agro no material escolar
Andréia Bernabé – Vice-presidente do Movimento De Olho no Material Escolar

14h – Tributação no Agro

OAB e Conselho de Contabilidade discutem a tributação no Agro

OAB | Decisões tributárias do Agronegócio | Dra. Acácia Costa. Presidente da Comissão Especial de Agronegócios da OAB/SE

CRC | Livro Caixa Produtor Digital Rural ( LCDPR ) | Contador Paulo Amado

Arena do Conhecimento – Sala Senar

10h30 – Agricultura Regenerativa: A quinta revolução agrícola
Lúcio Mauro Hohlenwerger Argôlo
Serigy Bio Insumos

11h30 – A importância da atuação do profissional da engenharia para o aumento da produtividade no agronegócio
Palestrante: Eng. Agrônoma e Assessora Técnica do Crea-SE, Paula Braz.

14h – A importância do uso da água na produção do agronegócio
Palestrante: Eng. Agrônomo e professor da UFS, Marcos Eric Barbosa Brito

O que é Sealba?
A denominação Sealba é uma organização territorial formada pelos estados de Sergipe, Alagoas e o nordeste da Bahia, por isso a junção das siglas dos três estados.

Identificada por técnicos da Embrapa Tabuleiros Costeiros, a região de alto potencial agrícola é formada por um conjunto contínuo e interligado de municípios desses três estados. Totaliza,171 municípios, sendo 69 localizados em Sergipe, 74 em Alagoas e 28 no nordeste da Bahia.

De acordo com o IBGE (2015), a Sealba abrange uma área de 5.148.941 hectares, sendo 33,2% (1.707.815 hectares) em Sergipe, 36,1% (1.859.438 hectares) em Alagoas e 30,7% (1.581.688 hectares) na Bahia.

A delimitação dessa região teve como principal critério as ocorrências de chuvas em volumes superiores a 450 mm, no período de abril a setembro, em pelo menos 50% da área total naqueles municípios.

Com esse volume de precipitação pluvial, o cultivo de diversas culturas de grão é suficiente. Desta forma, o componente de produção de grãos foi identificado como de alto potencial para a expansão agrícola da Sealba.

Com informações das Assessorias do Sealba e do Sebrae

Compartilhar Post