Rodrigo Pacheco pede retratação e pedido de desculpas acerca da comparação do presidente Lula entre Israel e o holocausto

Rodrigo Pacheco pede retratação e pedido de desculpas acerca da comparação do presidente Lula entre Israel e o holocausto

Durante a última terça-feira, 20, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pediu, em seu discurso que o presidente da República retratasse-se e se desculpasse acerca de sua fala comparando a morte de civis palestinos em bombardeios israelenses, na guerra contra o Hamas, com o genocidio contra judeus durante o regime nazista da segunda guerra mundial na Alemanha. 

“Não podemos compactuar com as afirmações que compararam a ação militar que está ocorrendo na região neste momento com o Holocausto”, disse Pacheco. (sic) 

“Estamos certos de que essa fala equivocada não representa o verdadeiro propósito do presidente Lula, que é um líder global conhecido por estabelecer diálogos e pontes entre as nações, motivo pelo qual entendemos que uma retratação dessa fala seria adequada, pois o foco das lideranças mundiais deve estar na resolução do conflito entre Israel e Palestina” (sic), acrescentou.

O Governo de Israel já considera o presidente Lula como “persona non grata”  e convocou o embaixador brasileiro para uma reunião no Museu do Holocausto, o que desrespeita protocolos diplomáticos, segundo especialistas. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou que as atitudes do governo Netanyahu não refletem o sentimento do povo de Israel. 

Entretanto, o presidente Lula já declarou que não irá pedir desculpas, contrariando a orientação do Senado brasileiro. 

Compartilhar Post