Restos mortais de Santa Teresa de Jesus são expostos pela primeira vez em Basílica espanhola após mais de 400 anos de sua morte
Os restos mortais de Santa Teresa de Jesus, também conhecida como Santa Teresa de Ávila, estão em exposição na Basílica da Anunciação de Nossa Senhora do Carmo, em Alba de Tormes, província de Salamanca, na Espanha, após mais de 400 anos de sua morte. Essa é a primeira vez que seu corpo é exposto no local.
A abertura da exposição ao público começou no último domingo, 11, e encerra-se no próximo dia 25 de maio. Depois de 111 anos que seus restos mortais foram vistos publicamente, a Basílica permitiu que os devotos da Santa possam venerá-la em sua forma física.
Conforme a Ordem dos Carmelitas Descalços da Província Ibérica da Espanha, milhares de pessoas estavam aguardando ansiosamente a abertura dos portões. Através das imagens divulgadas pelo local, é possível observar que, mesmo tendo falecido em 1582, o corpo cadavérico da Santa continua bastante conservado.
“Estamos diante de um acontecimento histórico. A veneração pública do corpo da santa ocorreu apenas três vezes desde sua morte em 1582: em 1760, 1914 e agora, em 2025”, destacou o padre Miguel Ángel González, prior da comunidade de Alba de Tormes.
Imagem: Divulgação/Carmelitas Descalços.