Primeiro dia do bbb24 gera discussões entre os internautas sobre capacitismo
O BBB 24 começou com intensidade, e a primeira prova do líder, realizada na última segunda-feira (08), gerou discussões sobre capacitismo – preconceito contra pessoas com deficiência – entre os internautas. Isso ocorreu quando o cozinheiro escolar Maycon perguntou ao atleta Vinicius se poderia dar um apelido à sua prótese, utilizando o termo “cotinho”, derivado da palavra “coto”, que é frequentemente usada para se referir à parte restante de um membro amputado.
As “brincadeiras” feitas por Maycon não foram bem recebidas, com os internautas notando o desconforto do atleta diante dos comentários de Maycon. O influenciador e ativista Ivan Baron expressou no Twitter: “Menos de 24 horas de programa e o Maycon já demonstrou capacitismo duas vezes com o Vinicius. Independentemente de incomodar ou não, esse tipo de pergunta não deveria ser feita a uma pessoa amputada sem um mínimo de intimidade”.
De acordo com o Ministério da Cidadania, exemplos de capacitismo incluem expressões inadequadas, olhares de julgamento, invasão de privacidade e a falta de representação de pessoas com deficiência em diversos espaços.