Prefeitura interdita estabelecimentos que usam equipamentos para bronzeamento artificial em Aracaju.
Nesta quinta-feira, dia 18, a prefeitura de Aracaju por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforçou o alerta sobre a proibição de equipamentos para bronzeamento artificial. O procedimento é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde de 2009, pois o método causa graves danos à saúde da pele.
Um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), já havia classificado os equipamentos como agentes altamente carcinogênicos, podendo aumentar em até 75% as chances de desenvolver melanoma.Os equipamentos produzem uma radiação UV que provoca diversas alterações na pele.
Maria Menezes, Coordenadora da Vigilância Sanitária (VISA) da SMS, relatou em entrevista que até os dias de hoje os fiscais ainda relatam encontrar estabelecimentos que façam o uso de cabines para o bronzeamento artificial, e que os estabelecimentos -que ainda usam esse método- podem ser autuados e processados.
A Coordenadora também ressaltou a importância da denúncia contra esses estabelecimentos. A denúncia pode ser sigilosa por meio do Aju Inteligente, ou ligando gratuitamente pelo contato 0800 729 3534.