Prefeita de Santa Catarina descarta livros da mundoteca alegando falta de valores
Nesta quarta-feira, dia 17, a prefeita do município de Canoinhas(SC), Juliana Maciel (PL) viralizou nas redes ao divulgar um vídeo onde a Prefeita aparece jogando livros no lixo e criticando o Governo do PT. Durante o vídeo, Juliana faz críticas aos livros argumentando que a Lei Rouanet e o Governo do PT, ou seja, o Governo Federal ,insistem em conteúdos que,segundo ela, não são indicados para crianças e adolescentes, pois não são os valores da família. Ainda durante o vídeo, a Prefeita não esclarece de que tipo de conteúdo ela estaria falando ou que valores são esses.
Juliana foi eleita em 2022 pelo (PSDB)e filiou-se ao Partido Liberal (PL) em 2023.Ela ainda aconselha outros prefeitos a seguirem o exemplo, verificando os livros das mundotecas de suas cidades. Acontece que o projeto mundoteca não pertence ao Governo Federal, e sim à iniciativa privada.
Devido ao vídeo ter viralizado nas redes, a Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal (SECOM) emitiu uma nota falando sobre o assunto :
“Peças de desinformação estão expondo o projeto Mundoteca, da FGM Produções, como sendo uma iniciativa do Governo Federal. Aprovado a captar recursos por meio da Lei de Incentivo Cultural em 2018, o projeto foi executado entre 2019 e 2023. Apesar de acessar uma política pública de incentivo, a Mundoteca não é uma ação do Governo Federal.” Secom.
Além disso, o governo ainda esclarece : Vale ressaltar que o Governo Federal não envia livros para escolas e espaços dos sistemas municipais e estaduais de educação sem que haja a devida solicitação dos materiais, realizada por gestores e educadores e escolhidos de maneira democrática nos conselhos de educação”.
Fonte: Secom