PF mira 100 envolvidos em atos considerados antidemocráticos
A PF (Polícia Federal) cumpre na manhã de hoje pelo menos 100 mandados de busca, apreensão e prisão contra pessoas envolvidas em manifestações antidemocráticas.
A informação da operação foi dada primeiro pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmada pelo UOL. Operação também mira bloqueios em rodovias e atos em quartéis.
Os mandados, determinados pelo ministro do STF – NSupremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, também incluem como alvos, pessoas que participaram dos bloqueios em rodovias e manifestações em quartéis, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL). A operação também prevê a quebra de sigilo bancário e o bloqueio de contas bancárias de dezenas de empresários alvos da operação.
Os mandados se dão no âmbito do inquérito das fake news. Segundo o UOL apurou, essa é a maior operação contra os financiadores de atos antidemocráticos já realizada. Os mandados são cumpridos em sete estados: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, além do Distrito Federal.
“Ainda falta muita gente pra prender”.
Nesta quarta-feira 14, Moraes afirmou, sem entrar em detalhes, que “ainda tem muita gente para prender”. A declaração foi dada pelo ministro do STF após um comentário de Dias Toffoli, seu colega de Corte, sobre prisões e multas feitas e aplicadas nos Estados Unidos em decorrência do ataque ao Capitólio, em 2021, e da divulgação de fake news.
Apoiadores de Bolsonaro não aceitam resultado das eleições. Desde a divulgação do resultado oficial do segundo turno da eleição presidencial, apoiadores de Bolsonaro se recusam a aceitar a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).