Pastor diz que autismo é “Coisa do diabo” e causa revolta
Pastor e líder da Igreja Comunhão Cristã Abba, em Curitiba, Pio de Carvalho, causou comoção nas redes ao declarar que o transtorno do espectro autista se trata de “Um espírito maligno”. A polêmica ocorreu durante a transmissão do culto do domino (13), sua colocação gerou indignação entre especialistas.
Pio relatou uma conversa que aconteceu entre ele e uma educadora, a qual é especializada em crianças com necessidades especiais. De acordo com suas palavras, a profissional fez a sugestão de criar uma classe especial para crianças autistas dentro da igreja. A resposta do Pastor foi que a mulher passasse óleo na cabeça das crianças, pedindo para o espírito maligno sair.
Além disso, ele ironizou a profissional, desqualificando o transtorno e o conhecimento cientifico a respeito do tema. Ao finalizar sua fala, o Pastor disse “Meu avô morreu com 94 anos e nunca ouviu isso”. As afirmações foram consideradas inapropriadas e prejudiciais.
Após a repercussão, Pio se retratou, esclarecendo que não é médico ou psicólogo, e que sua intenção era apenas destacar o sofrimento das famílias e a pressão que elas sofrem. E que, entre suas sugestões, também estavam orações acompanhadas de tratamento clínico. O Pastor se desculpou por qualquer dano causado por suas palavras.