Paralisação dos professores da rede estadual se mantém devido à ausência de notificação judicial
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) anunciou que a paralisaçãoirá ocorrer, pois não houve notificação judicial declarando-a ilegal. Portanto, os professores da Rede Estadual de Ensino suspenderão suas atividades por três dias. A confirmação foi feita nesta segunda-feira (03).
A paralisação foi decidida em uma assembleia no dia 28 de maio, na qual ficou definido que os professores suspenderiam suas atividades por três dias, de 04 a 06 de junho. O presidente do Sintese, professor Roberto Silva, ressaltou a importância de dialogar com os estudantes e participar do ato público na terça-feira, em frente à Secretaria de Estado da Educação, para exigir respostas do secretário sobre a pauta de reivindicações.
Os trabalhadores reivindicam o descongelamento da Gratificação de Tempo Integral (GATI), do triênio e de outras gratificações reajustáveis, que, de acordo com o sindicato, estão congeladas há dois anos. Eles também exigem a recuperação do poder aquisitivo do magistério público estadual, considerando as perdas salariais acumuladas entre 2012 e 2024. Além disso, pedem melhorias nas condições de trabalho e nas infraestruturas das escolas, o restabelecimento dos auxílios internet e tecnológico, e a realização de concurso público para a Rede Estadual de Ensino.