Padre se recusa a entregar hóstia na boca de fiel
Viralizaram nas redes sociais, imagens de um Padre negando-se a entregar a hóstia na boca de um fiel. Este caso aconteceu no dia 28 de abril, mas só ganhou notoriedade nesta semana, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, conhecida como Santuário de Santa Terezinha, em Taubaté, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.
Nas imagens, é possível ver o momento em que o fiel ajoelha-se à frente do Padre Silvio José Dias e solicita que a hóstia seja-lhe entregue na boca, mas o Padre se recusa e tenta entregá-la nas mãos do rapaz, que não aceita. Após a cena, o líder religioso pula o cristão e continua a Eucaristia com o próximo da fila.
O ato do Padre dividiu opiniões na Internet, em diversas publicações. Alguns atacaram a atitude, classificando como “arrogância”, enquanto outros o defenderam, dizendo ser apenas um “cumprimento de ordens”.
A Arquidiocese de São Paulo informou que, de acordo com o “Sacramento da Redenção”, todo fiel tem o direito de escolher se deseja receber a sagrada comunhão eucarística na boca ou na mão, em pé ou de joelhos, sempre com a devida reverência e cuidado.
“Em situações onde exista risco de queda ou profanação da Eucaristia, como grandes aglomerações, recomenda-se que não se distribua a Comunhão na mão. A conferência dos bispos de um país ou mesmo o bispo e determinada diocese pode, em circunstâncias excepcionais justificáveis, como a de emergências sanitárias, recomendar que a comunhão seja dada preferencialmente na mão”, conclui a Arquidiocese.