Operação da PRF resgata mais de 20 pássaros silvestres em Cristinápolis
Na última terça-feira (30), uma operação de combate a crimes ambientais resultou no resgate de mais de 20 pássaros silvestres às margens da BR-101, na cidade de Cristinápolis (SE). O objetivo da ação foi coibir a criação irregular de aves sem a autorização necessária do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal em Sergipe (PRF), as operações de fiscalização foram realizadas em residências situadas no km 200 da BR-101, onde os agentes da PRF constataram a presença de aves de diversas espécies, todas mantidas em cativeiro sem a autorização legal necessária.
Dentre as espécies resgatadas, incluem-se “Canário-da-terra”, “Papa-capim”, “Golinho”, “Trica-ferro”, “Rolinha fogo-apagou”, “Gaturamo”, “Cardeal-do-nordeste”, “Baiano” e “Caboclio”. Segundo as informações, as pessoas envolvidas assinaram Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), comprometendo-se a comparecer em Juízo quando intimadas, conforme divulgado pela PRF. As aves foram encaminhadas para a Guarda Municipal Ambiental de Estância (SE).