Onda de calor no centro e no sudeste, tempestades no sul: os climas opostos no Brasil durante a semana

Onda de calor no centro e no sudeste, tempestades no sul: os climas opostos no Brasil durante a semana

Uma forte onda de calor tem atingido diversas partes do território brasileiro. E se no final de semana as temperaturas já foram elevadas, durante a semana os termômetros prometem ser ainda mais intensos. O INMET, Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu na manhã desta segunda-feira,13, um novo alerta sobre a onda de calor. Segundo o órgão, a temperatura deve estar 5°C acima da média nos próximos cinco dias, o que apresenta “grande risco” a saúde dos brasileiros.

O INMET emitiu o alerta para os estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia e Bahia, além do Distrito Federal. Para certo alívio dos sergipanos, o estado não deverá sofrer tanto com essa nova onda de calor. Ainda assim, as temperaturas estarão bastante elevadas: de acordo com o site Weather, os termômetros podem marcar máxima de 30°C a 34° C nos próximos dias.

Nos estados que receberam o alerta, as temperaturas podem atingir a casa dos 40°C, e a sensação térmica pode ser ainda mais alta. No último final de semana, vários estados já haviam registrado temperaturas bastante elevadas. São Paulo registrou 37º C, e no Rio de Janeiro a sensação térmica chegou aos 48°C.

Forte calor no Centro e Sudeste, tempestades no Sul

Se os estados do centro-sul do país sofrem com o calor intenso, cidades da Região Sul estão sob alerta de fortes tempestades, com risco de enchentes e inundações. O INMET emitiu alerta para cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina para possibilidade de muita chuva durante a semana.

Neste domingo, 12, um forte “tsunami meteorológico” atingiu o litoral de Santa Catarina e causou muitos estragos, arrastando carros e embarcações, e assustando banhistas. O fenômeno é causado quando uma quantidade de nuvens carregadas e fortes ventos avançam rapidamente sobre o mar e formam uma grande onda que chega até a praia.

O Rio Grande do Sul é o estado que mais deve ser atingido pelas chuvas nos próximos dias, concentrando o maior volume do país. No domingo, Porto Alegre superou a média de chuva do mês inteiro em apenas 24 horas.

Compartilhar Post