O Google não irá permitir a circulação de anúncio político durante as eleições de outubro

O Google não irá permitir a circulação de anúncio político durante as eleições de outubro

Durante a última quarta-feira, 23, o Google anunciou que não permitirá anúncios políticos durante as eleições municipais do mês de outubro. Medida esta tomada por conta da resolução aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que visa restringir os usos das inteligências artificiais e determinar a adoção de medidas de combate à circulação de informações criadas ou fora de contexto.

Em nota, o Google informou que a restrição aos anúncios começará em maio, quando as resoluções do TSE entrarão em vigor.

A plataforma também declarou apoio à integridade das eleições no Brasil. “Vamos atualizar nossa política de conteúdo político do Google Ads para não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país. Essa atualização acontecerá em maio, tendo em vista a entrada em vigor das resoluções eleitorais para 2024. Temos o compromisso global de apoiar a integridade das eleições e continuaremos a dialogar com autoridades em relação a este assunto”.

De acordo com a decisão do Tribunal, as Big Techs devem realizar medidas para mitigar a circulação de informação duvidosa. As plataformas que não retirarem conteúdos antidemocráticos e com discurso de ódio, como falas racistas, homofóbicas ou nazistas, serão responsabilizadas.

O objetivo do TSE é evitar a circulação de montagens de imagens e vozes produzidas por aplicativos de inteligência artificial para manipular declarações falsas de candidatos e autoridades envolvidas com a organização do pleito.

Compartilhar Post