O artista Martinho da Vila recebeu título de Doutor Honoris Causa da UFS
O cantor Martinho da Vila recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Sergipe (UFS) na noite desta quarta-feira (23). A honraria, a maior da instituição, considerou a trajetória artística do cantor, sua produção intelectual como escritor e o trabalho de integração dos povos e da cultura afro-brasileira na condição de embaixador cultural.
A solenidade foi realizada no Campus São Cristóvão, de forma aberta ao público. O evento faz parte da programação em celebração aos 55 anos da UFS.
Um grupo de bacamarteiros do município de Carmópolis se apresentou durante a solenidade. “Fiquei surpreso e emocionado com o capricho da apresentação. Visitei esse mesmo grupo lá em Carmópolis e ainda tenho o meu bacamarte”, disse.
Em seu discurso, o cantor falou sobre grandes intelectuais sergipanos como Tobias Barreto e Fernando Faro.
Título
O título de Doutor Honoris Causa é a homenagem máxima conferida pelo Conselho Universitário (Consu) a personalidades que se distinguiram, seja pelo saber, seja pela atuação em prol da filosofia, das ciências, da técnica, das artes e das letras, seja pelo melhor entendimento entre os povos ou em defesa dos direitos humanos.
G1