Moradores de Barcelona protestam contra turistas
Nesta segunda-feira, 08, manifestantes barceloneses atiraram com pistolas d’água nos visitantes do país como forma de protestar contra o turismo em massa. Os barceloneses estiveram em pontos turísticos da capital gritando “turistas vão para casa”, enquanto esguichavam água nos turistas, segurando cartazes que diziam, em espanhol, “Barcelona não está à venda”.
O ato é uma organização liderada pela Assembleia de Bairro pelo Decrescimento do Turismo. A entidade afirma que, por conta dos visitantes, os preços aumentam e os serviços públicos ficam pressionados, enquanto os lucros da indústria do turismo são distribuídos injustamente e aumentam a desigualdade social.
De acordo com dados oficiais, quase 26 milhões de visitantes pernoitaram na região de Barcelona em 2023, gastando 12,75 bilhões de euros.
O grupo publicou 13 propostas para reduzir o número de visitantes e fazer a transição da cidade para um novo modelo de turismo, incluindo o encerramento de terminais de navios de cruzeiro, mais regulamentação do alojamento turístico e o fim dos gastos públicos na promoção turística.