Ministério da Saúde recomenda que Sergipe devolva quase 35 milhões ao Fundo Nacional de Saúde.
Após o levantamento do departamento de Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS), o Governo de Sergipe foi aconselhado a devolver quase 35 milhões ao Fundo Nacional de Saúde. Acontece que o Governo do Estado não apresentou nenhum documento que comprove a utilização destes recursos federais destinados à manutenção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Ainda de acordo com o levantamento da auditoria, a medida é referente ao período de Janeiro de 2022 a Setembro de 2023; durante este período, na auditoria, identificaram-se falhas na aplicação de recursos federais.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que valor citado pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) foi executado e comprovado mediante documentação apresentada ao Ministério da Saúde. A equipe técnica da SES ainda está trabalhando para individualizar a documentação para envio ao órgão fiscalizador.
Enquanto isto,críticas severas foram direcionadas ao Governo, sobretudo em função da péssima qualidade da saúde ofertada aos sergipanos.