Mesmo impedido pela constituição, Donald Trump revela que tentará terceiro mandato para presidência, ‘Não estou brincando’
A vigésima segunda emenda da Constituição dos Estados Unidos da América, criada em 1951, quando o presidente Franklin D. Roosevelt conseguiu 4 reeleições consecutivas, decreta que “nenhuma pessoa será eleita para o cargo de presidente mais de duas vezes”.
Diante disso, neste domingo, 30, o presidente norte-americano, Donald Trump, sugeriu que poderia tentar um terceiro mandato, desafiando, portanto, a Constituição. “Não estou brincando”, respondeu Trump quando solicitado a esclarecer seus comentários sobre a possibilidade de buscar outro mandato presidencial. “Existem métodos pelos quais isso pode ser feito”, disse ele em uma ligação para a emissora de televisão NBC.
Trump já havia feito afirmações desse gênero, mas, dessa vez, suas declarações foram um pouco mais objetivas e concretas em relação a um plano para atingir esse objetivo. Desde que iniciou o seu segundo mandato, Donald Trump realizou diversos decretos sem precedentes e tem utilizado muito um departamento comandado por Elon Musk para desmantelar setores do Governo Federal Estadunidense.
Reformar a Constituição dos Estados Unidos para permitir um terceiro mandato presidencial necessitaria de uma maioria de dois terços tanto na Câmara dos Representantes quanto no Senado, números que o Partido Republicano não possui.