Lula diz que Israel cometeu “ genocídio, grupo terrorista Hamas agradece a ele, e Netanyahu está indignado !
Neste domingo (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou ações do Exército israelense com as de Hitler na Alemanha Nazista durante crítica ao conflito na Faixa de Gaza, “O que está acontecendo na Faixa de Gaza, com o povo palestino, não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler decidiu matar os judeus”, afirmou o presidente.
Lula também já havia confirmado durante sessão extraordinária do Conselho de Representantes da Liga dos Estados Árabes, no Cairo (Egito), mais apoio financeiro à Agência das Nações Unidas para Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA).
Após as declarações, o governo de Israel anunciou que tomará medidas contra o embaixador brasileiro em Tel Aviv. O Ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, classificou as declarações do presidente brasileiro como vergonhosas e graves, afirmando que ninguém prejudicará o direito de Israel de se defender. “Isso equivale a uma banalização do Holocausto e uma tentativa de atacar o povo judeu e o direito de Israel à autodefesa. Fazer comparações entre Israel, os nazistas e Hitler ultrapassa os limites”, declarou Netanyahu em um comunicado.
O ministro também comunicou através de uma postagem na plataforma de mídia social X (antigo Twitter) que convocaria o embaixador do Brasil em Israel para uma reprimenda devido aos comentários feitos pelo presidente brasileiro.
Através do Telegram, o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) agradeceu as declarações do presidente Lula. “Nós, no Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), apreciamos a declaração do Presidente brasileiro Lula da Silva, que descreveu aquilo a que o nosso povo palestino está a ser submetido na Faixa de Gaza como um Holocausto, e que o que os sionistas estão a fazer hoje em Gaza é o mesmo como o que Hitler nazista fez aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Esta declaração surge no contexto de uma descrição precisa daquilo a que o nosso povo está exposto e revela a enormidade do crime sionista cometido com disfarce e apoio aberto pela administração americana liderada pelo Presidente Biden.
Apelamos ao Tribunal Internacional de Justiça para que tenha em conta a declaração do Presidente brasileiro relativamente às violações e atrocidades que o nosso povo palestino está a sofrer nas mãos do exército de ocupação criminoso e dos seus colonos terroristas, que nunca foram testemunhadas na história moderna.” finalizou o Hamas.