Licitação do transporte público da Grande Aracaju deverá ser concluída até o fim de 2024

Licitação do transporte público da Grande Aracaju deverá ser concluída até o fim de 2024

Na última quinta-feira, 20, durante uma solenidade promovida pelo Consórcio Metropolitano na Prefeitura de Aracaju, o edital da licitação do transporte público coletivo da Grande Aracaju (Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão).

A previsão do documento é que o certame seja concluído até o mês de dezembro, com assinatura do contrato e instalação do consórcio para o ano de 2025. 

 

Com isso, as quatro prefeituras deverão investir um subsídio de R$126 milhões, dividido entre elas, levando em conta o quantitativo populacional. O edital contempla dois lotes e estabelece uma frota de 473 ônibus para circular na região metropolitana.

“Começamos esse processo em 2018, construindo o consórcio e em seguida veio a pandemia, quando tivemos que paralisar nossas atividades. Depois disso, contratamos a empresa para fazer um estudo técnico, instituímos o consórcio e fizemos todo o processo, com várias reuniões, abertura de consulta pública, concessão de subsídios e toda uma série de ações. Agora, chegamos no momento final, do passo crucial, que é a publicação do edital”, considerou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. 

Vale ressaltar que, dentre todos os pontos do edital,  foi estabelecida a circulação de ônibus com ar-condicionado que serão inseridos de maneira paulatina, ou seja, será um processo gradual. Por conta disso, haverá a manutenção do preço da passagem, passando a custar R$5 por passageiro. 

Participam da solenidade o prefeito Edvaldo Nogueira (Aracaju), presidente do Consórcio, o governador Fábio Mitidieri (Governo do Estado), e os prefeitos Padre Inaldo Luís da Silva (Nossa Senhora do Socorro), Marcos Santana (São Cristovão) e Alberto Macedo (Barra dos Coqueiros).

Compartilhar Post