José Pereira Neto foi empossado o mais novo desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe
O juiz José Pereira Neto é o mais novo desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), empossado na manhã da última quarta-feira, 10, no Palácio Tobias Barreto, onde amigos, familiares e colegas servidores públicos do Judiciário prestigiaram a solenidade. O Juiz assume o cargo deixado por Elvira Maria de Almeida Silva, que se aposentou no dia 11 de março. Ele ascende ao 2° Grau pelo critério de antiguidade.
Antes da cerimônia, o novo desembargador recebeu a imprensa e declarou felicidade com a nova etapa de sua carreira. “Pretendo dar continuidade àquilo que já fazia no 1º Grau, interpretar a lei no sentido de dar segurança jurídica e inspirar confiança na população. Chego ao topo da carreira, algo que nem todos chegam, pelo processo da antiguidade, que me trouxe até aqui. Estou preparado para enfrentar os desafios que vierem e preparado para exercer a função”.
Posteriormente à posse, o Presidente do TJSE, Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, disse à imprensa que o quadro do Colegiado está completo. “Agora, definitivamente, o Tribunal está completo, com 15 desembargadores. Isso permitirá uma maior celeridade da prestação jurisdicional para a sociedade”.
Após seu juramento, José Neto assinou o termo oficializando sua posse e recebeu o Colar de Mérito Judiciário, honraria esta que é concedida às pessoas que prestam serviços relevantes à Justiça. Em seguida, a desembargadora Simone Fraga, que integra o Pleno desde fevereiro deste ano, saudou o colega. “Pereira saiu de Boquim para estudar em Aracaju e teve toda sua vida pautada em ações, no sentido do progresso pessoal. Resumiria as dimensões da vida de Pereira em família e trabalho bem-sucedido. É uma pessoa que, além de bom coração, atua na vida no sentido de sempre progredir”, disse Simone Fraga.
José Neto nasceu em Boquim (SE), no dia 04 de setembro de 1959. Formou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, foi técnico judiciário na Justiça Federal e ingressou na magistratura sergipana em dezembro de 1989, sendo designado juiz substituto da Comarca de Neópolis. Passou pelas Comarcas de Riachuelo, Lagarto e Varas Criminais e é Juiz titular da 4° Vara Cível de Aracaju desde novembro de 2000 e substituiu desembargadores por diversas ocasiões. Foi gestor do Departamento de Precatórios na gestão 2013-2015.