Javier Milei anuncia a saída da Argentina da OMS

Javier Milei anuncia a saída da Argentina da OMS

Nesta quarta-feira (05), o Governo da Argentina anunciou que o país não fará mais parte da Organização Mundial da Saúde (OMS). A confirmação foi realizada em uma coletiva de imprensa e faz parte de um movimento organizado pelo Governo estadunidense.

 

Conforme Gerardo Werthein, ministro de Relações Exteriores, a decisão de Milei está baseada nas diferenças sobre questões sanitárias, principalmente durante a pandemia de Covid-19. A justificativa também foi utilizada por Trump ao remover os EUA da OMS.

 

Não somente, o porta-voz do Presidente, Manuel Adorni, criticou a atuação da Organização e disse que o país não recebe financiamento para medidas sanitárias e que a Argentina não será prejudicada monetariamente ou em qualidade de serviços.

 

“Pelo contrário, dá ao país mais flexibilidade para implementar políticas adaptadas para seu contexto e interesses, além de maior disponibilidade de recursos que reafirmam nosso caminho a ser um país com soberania também em materiais de saúde”, declarou ele ao fim de seu discurso.

 

Foto: Divulgação/AFP

Compartilhar Post