IFFar confirma que ex-BBB burlou sistema de cotas

IFFar confirma que ex-BBB burlou sistema de cotas

O ex-BBB24 e influenciador Matheus Amaral burlou o sistema de cotas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), no Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada pelo próprio Instituto.

Segundo a instituição, em 2014, o estudante Matteus Vargas Amaral ingressou no curso de Engenharia Agrícola e a inscrição dele foi feita nas vagas afirmativas para candidatos autodeclarados pretos/pardos. Essas informações encontram-se no edital 046/2014, que é público e traz o resultado da seleção para o curso naquele ano.

A universidade emitiu no comunicado “que, naquela época, de acordo com a Lei de Cotas de 2012, o único documento exigido para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato”.

A IFFar ainda explicou que como não existia nenhum mecanismo específico para verificação de fraudes,era necessária alguma denúncia para que a Universidade tomasse conhecimento do caso, abrisse um processo administrativo e houvesse uma investigação do mesmo, mas nenhuma denúncia foi feita.

Após a revelação do caso, o ativista Antonio Isurperio, que trabalha em uma instituição internacional de Direitos Humanos, denunciou Matteus ao Ministério Público. No documento, o ativista denuncia o ex-BBB por falsidade ideológica e pede a prisão do mesmo. Ainda solicita que a Instituição seja investigada.

Caso a denúncia seja aceita pelo Ministério Público, será instaurada uma investigação contra Matteus que pode resultar em uma denúncia para a justiça.

Compartilhar Post