HU-UFS realizará ação de triagem em pacientes com suspeitas de Hanseníase

HU-UFS realizará ação de triagem em pacientes com suspeitas de Hanseníase

No dia 1º de fevereiro, entre as 8h e 12h, o Hospital Universitário, que faz parte da Universidade Federal de Sergipe e está vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HU-UFS/Ebserh), realizará uma triagem com pacientes suspeitos de hanseníase, além de oferecer uma palestra sobre a doença. O propósito dessa iniciativa é efetuar o diagnóstico de novos casos e fornecer orientações educativas em saúde sobre a hanseníase.

Para participar da triagem, é imprescindível que o paciente apresente um documento de identificação com foto. A avaliação será realizada por dermatologistas, e os casos menos complexos serão encaminhados à rede básica de saúde, já com o diagnóstico de hanseníase, para acompanhamento e tratamento. Por outro lado, os casos mais graves serão direcionados ao ambulatório do HU-UFS para uma condução adequada. A iniciativa de combate à hanseníase é coordenada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Sergipe, em parceria com a Secretaria de Saúde de Sergipe e o HU-UFS/Ebserh.

A iniciativa está inserida no contexto do Janeiro Roxo, um período tradicionalmente dedicado a ampliar a discussão sobre a hanseníase. Segundo informações do painel de monitoramento do Ministério da Saúde, foram registrados mais de 19 mil casos em todo o Brasil durante o período de janeiro a novembro de 2023.

Compartilhar Post