Hospital Santa Isabel destaca a importância da doação de leite materno e intensiva com a gestão de Dr. Rubens Moreira
Com o intuito de manter o seu estoque de leite humano sempre em alta, o Hospital e Maternidade Santa Isabel tenta fomentar o aumento do número de doadoras através de campanhas que incentivam à doação de leite materno.O hospital já chegou até a conquistar título de “Hospital Amigo da Criança” devido a sua equipe treinada e capacitada em amamentação.
A amamentação é estimulada desde o momento que a paciente chega à sala de parto, fazendo o primeiro contato pele a pele entre mãe e bebê desde a primeira hora de vida. O hospital ainda ressalta a importância do leite materno para a restauração da saúde de bebês doentes ou que nasceram prematuros.
O leite materno é o alimento mais completo para os recém-nascidos , por ser rico em nutrientes e agentes imunobiológicos que protegem contra inúmeras doenças. Além disso, o leite humano é responsável por reduzir em até 13% a mortalidade de crianças em doenças evitáveis. Cada 300 ml de leite materno doados podem ajudar até 10 recém-nascidos por dia.
Hoje, o Hospital Santa Isabel conta com o apoio do Posto de Coleta de Leite Humano – PCLH “Dr. Fernando José Fontes Guedes” que tem o objetivo de auxiliar as mães que pretendem doar leite ou dependem de doações de leite materno. Graças a um trabalho árduo da direção do hospital o posto de coleta consegue dar esse suporte.
Para aquelas que têm interesse em doar é muito simples Basta comparecer ao PCLH do Hospital e Maternidade Santa Isabel, portando documento de identificação com foto (RG), CPF e exames laboratoriais que comprovem a ausência de Sífilis, Hepatite e HIV. O atendimento é disponível para todas as mães, independente do local de ocorrência do parto e os horários de funcionamento são de domingo a domingo, das 8h às 12h e das 14h às 18h.