Homem é preso no Peru tentando transportar 320 Tarântulas e outros insetos ilegalmente
Um homem foi detido ao tentar sair do Peru com uma carga ilegal de 320 tarântulas, 110 centopeias e nove formigas-cabo-verde presas ao corpo. O sul-coreano de 28 anos foi interceptado no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, em 8 de novembro, após agentes perceberem um inusitado volume na região de seu estômago. Durante a revista, foram encontrados os insetos embalados em sacos herméticos amarrados ao seu abdômen. O homem tinha como destino final a Coreia do Sul, com uma escala na França. O Ministério Público do Peru iniciou uma investigação sobre o caso.
As tarântulas apreendidas são uma espécie ameaçada, e acredita-se que tenham sido retiradas ilegalmente da região de Madre de Dios, na Amazônia peruana. Walter Silva, especialista do SERFOR, afirmou que esses insetos fazem parte de um grande mercado ilegal de vida selvagem, que movimenta milhões de dólares globalmente. O Peru, assim como outros países da América do Sul, enfrenta problemas com o tráfico de animais.
Em dezembro de 2021, a Colômbia também fez apreensões significativas, incluindo 232 tarântulas e outros insetos escondidos em malas no Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá. Além disso, em setembro do mesmo ano, quase 3.500 barbatanas de tubarão foram confiscadas em um carregamento com destino a Hong Kong.
Imagem: Reprodução/ Estadão