Hacker suspeito do maior vazamento de dados do Brasil foi preso na Bahia
O suspeito de realizar o maior vazamento de dados do Brasil foi preso na última terça-feira, 09, em Feira de Santana (BA). A Polícia Federal informa que o hacker é investigado pela divulgação e comercialização de informações privadas de cerca de 223 milhões de pessoas.
O nome do suposto criminoso é Marcos Roberto da Silva, de 24 anos, e conhecido pelo alter ego virtual “VandaTheGod”. O vazamento aconteceu no ano de 2021 e ele foi preso na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, com a deflagração da Operação Deepwater. As investigações apontaram que o suspeito conseguiu, ilegalmente, e vendeu, na internet, informações como: Dados básicos relativos ao CPF (nome, data de nascimento e endereço), fotos de rosto, benefícios do INSS, score de crédito.
No mesmo ano, foi condenado à prisão domiciliar com o uso da tornozeleira eletrônica. Contudo, em 2023 tornou-se foragido da Justiça, novamente, ao romper a tornozeleira.
Além disso, ele já era investigado por outros crimes cibernéticos. Em 2019, com a Operação Defaced, o homem foi preso por suspeitas de invadir sites de órgãos públicos.
O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 1ª Vara Federal de Uberlândia/MG e o suspeito ficará à disposição da Justiça no Centro de Observação Penal, em Salvador.