Governo do presidente Lula anuncia R$27 bilhões de investimentos da China no Brasil
Nesta segunda-feira, 12, o Governo Federal anunciou investimentos bilionários da China para o Brasil. O dado foi revelado pelo Presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil), Jorge Viana, diretamente de Pequim, em um fórum onde empresários brasileiros e chineses encontram-se.
O Presidente Lula viajou para a China acompanhado por 11 ministros, pelo Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), parlamentares e demais autoridades. Na terça-feira, 13, Lula deve se reunir com o Presidente Chinês, Xi Jinping.
“Na última década, a China saltou da 14ª para a 5ª posição no ranking de investimento direto no Brasil. Trata-se do principal investidor asiático em nosso país, com estoque de mais de US$54 bilhões”, citou o presidente Lula.
Segundo o governo, empresas chinesas aplicarão recursos no Brasil em uma série de áreas, desde indústrias a novas marcas de comércio e serviços. A lista inclui investimentos adicionais da montadora chinesa GWM e a inauguração de fábricas de semicondutores da empresa Longsys em São Paulo e Manaus. Também prevê a chegada ao Brasil da maior rede de fast food do mundo, a Mixue, e de um novo aplicativo de delivery, o Keeta.
Ao longo da viagem de Lula à China, há expectativa de que os governos chinês e brasileiro assinem uma série de acordos bilaterais. Parte dos anúncios ocorrerá após encontro com Xi Jinping, na terça-feira (13). Será a terceira vez que o petista e o líder chinês se encontram desde que o presidente brasileiro voltou ao Planalto em 2023.