Governador do Rio de janeiro é indiciado por corrupção

Governador do Rio de janeiro é indiciado por corrupção

Nesta terça-feira (30), o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ), foi formalmente acusado pela Polícia Federal de estar envolvido em um esquema de fraude relacionado a programas assistenciais do estado durante seus mandatos anteriores. 

O indiciamento é parte da Operação Sétimo Mandamento e inclui também seu irmão de criação, Vinícius Sarciá Rocha. Castro enfrenta acusações de corrupção passiva e peculato, referentes a irregularidades nos projetos Novo Olhar e Rio Cidadão, quando atuava como vereador e vice-governador entre 2017 e 2020. 

A defesa do Governador, que planeja contestar o relatório da PF, argumenta que Castro nunca foi chamado para prestar esclarecimentos e questiona a validade da investigação, alegando que se baseia em uma delação criminosa de um réu confesso e documentos que estão sendo vazados. 

A Polícia Federal identificou fraudes em licitações, desvios de verbas e pagamento de propinas, totalizando mais de R$70 milhões, com sigilos bancário e telefônico de Castro sendo quebrados durante as investigações secretas.  Ainda segundo as informações, a defesa mantém a confiança na Justiça, afirmando que a falta de novas provas reforça a inocência do governador.

Compartilhar Post