Gonet toma posse e ouve de Lula que PGR não deve se submeter a presidente
Nesta segunda-feira (18), Paulo Gonet foi empossado como novo procurador-geral da República. A cerimônia aconteceu no Auditório JK da sede da Procuradoria-Geral da República (PGR) e teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em seu discurso, Gonet falou que o Ministério Público não deve pautar suas ações em busca de holofotes. “No nosso agir técnico, não buscamos palco nem holofotes, mas com destemor havemos de ser fiéis e completos no que nos delegaram os constituintes”.
O Presidente Lula também proferiu seu discurso e na ocasião falou que o Ministério Público Federal não deve se submeter a nenhum presidente.
“O Ministério Público Federal é tão grande que nenhum procurador tem direito de brincar com ele. É de tamanha relevância que nenhum procurador pode se submeter a um presidente.O procurador-geral da República não pode se submeter à manchete de nenhum jornal e a nenhuma manchete de televisão.”
Acredita-se que as palavras do Presidente referenciam-se a respeito das denúncias contra ele em 2016 e 2020, no âmbito da operação Lava Jato, a qual ele chegou a ser preso.