Furacão Otis deixa 27 mortos e quatro desaparecidos no México
Na madrugada da última quarta-feira (25), um furacão atingiu a região de Acapulco na costa oeste do México. O fenômeno intitulado como “Otis” teve ventos de até 279 km/h, sendo considerado um fenômeno de categoria 5 pelo Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.
Segundo informações do governo local, ao menos 27 pessoas morreram e 4 estão desaparecidas.
Além disso, a tempestade de magnitude inesperada deixou a região totalmente destruída, sem sinal de telefone e Internet. O sistema de eletricidade também foi prejudicado. “É um furacão muito forte, de grande intensidade e teve um comportamento atípico. Há décadas não acontecia um furacão com comportamento como este” – relatou o Presidente do país, Andrés Manuel López Obrador.
A previsão é de que o furacão se dissipe até o dia de hoje (26); ainda assim, as lideranças mexicanas orientaram as comunidades locais a se deslocarem para abrigos fora da área de risco. Segundo os meteorologistas, há risco de que fortes chuvas e tempestades atinjam a região nos próximos dias.
Esse é o terceiro furacão a atingir o México neste mês de outubro. O país é uma das regiões com maior índice de furacões no mundo, devido à sua ampla faixa costeira.