Funcionário público que denunciou fraudes nas licitações da Semed é exonerado após ser descoberto sobre ele pedir dinheiro aos fornecedores
Jan Victor Souza Bittencourt, ex-servidor e quem expôs as fraudes nas licitações da Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (Semed), foi exonerado na última quarta-feira, 18, após ser descoberto que o mesmo pedia dinheiro aos fornecedores.
Segundo informações e áudios que a Rádio Fan FM teve acesso, Jan pedia ajuda financeira para essas pessoas, alegando que estava em uma situação de desespero.
“Tamanho é o meu desespero, mano. Eu não lhe conheço pessoalmente, mas eu realmente tô precisando de ajuda. Então, assim, se você puder, de alguma forma me ajudar, a coisa apertou bastante aqui. O meu salário é digno, eu recebo por ele, mas infelizmente não tem dado vencimento, porque só quem está trabalhando em casa sou eu, minha esposa fica com os meus três filhos e a coisa apertou, cara. Então, assim, peço desculpas, estou muito envergonhado, mas eu não tenho a vocação para ser ladrão e para cometer nenhum ilícito. Então, se você puder me ajudar de alguma forma, fico muito agradecido”, declara Jan.
Em outro áudio transcrito pela Fan, o ex-Servidor pede sigilo sobre a situação: “E assim, não me leva mal, não encaro como troca de favor, mas você vai ganhar aqui um grande parceiro, que vai me ajudar a destravar tudo aqui que eventualmente possa atrapalhar em alguma coisa aqui, posso lhe ajudar a despachar documento o mais rápido possível. Conheço muita gente aqui na secretaria, então assim, uma mão lava a outra, né? Então se você puder me ajudar, cara, de verdade, eu vou ficar muito agradecido. Se não, da mesma forma, eu vou pedir apenas sigilo, e a gente finge que isso não aconteceu, e é isso”.
O Secretário de Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, confirmou através de entrevista, também na Rádio Fan, que os áudios são de Jan, o qual desempenhava o seu trabalho na parte de contratos e licitações da pasta.