Fortes chuvas voltam a atingir o Rio Grande do Sul, agravando a situação do estado
Na última quinta-feira, dia 25, o estado do Rio Grande do Sul voltou a ser atingido por fortes chuvas, causando preocupação nos moradores. Nesta sexta-feira, o Inmet já havia alertado a população para o risco de novas enchentes e alagamentos. Ainda de acordo com o órgão, existe um alerta laranja que prevê tempestades com chuvas de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, queda de granizo e intensificação dos ventos nas regiões litorâneas.
O Inmet também alerta para que, em casos de rajadas de vento, as pessoas não procurem abrigo embaixo de árvores, devido aos riscos de descargas eléctricas. As chuvas trouxeram outra preocupação com o nível dos rios, prevendo-se que com o retorno das fortes chuvas, o nível dos rios volte a subir. Em Porto Alegre, choveu em 12 horas o que era previsto para o mês inteiro.
Na última quarta-feira, o Rio Guaíba chegou ao seu nível mais baixo desde o início das chuvas, que começaram em maio. No entanto, com o retorno das fortes chuvas, o rio voltou a subir, preocupando autoridades e moradores.
De acordo com a Defesa Civil, o estado já contabiliza 163 mortes confirmadas e 54 pessoas continuam desaparecidas. A Secretaria Estadual de Saúde também emitiu um alerta para o aumento de casos de leptospirose no estado. Ao todo, já são quatro mortes e 54 casos confirmados, representando um aumento da doença devido às chuvas.